Por: admin Postado em : 03 Novembro 2017 38 Visitas

Causas e tratamento da acne

A pele é um dos nossos maiores órgãos, uma das suas principais funções é recobrir a superfície do corpo e justamente por exercer papel tão importante necessita de cuidados mais que especiais.

A acne é uma das principais doenças que atingem a pele, é causada por uma desregulação da glândula que produz gordura em nossa pele. Pode aparecer principalmente na adolescência, ou ainda ser relacionada a produtos oleosos usados na pele da mulher adulta, em locais específicos do rosto e corpo.

No entanto existem outros inúmeros fatores que podem desencadear a acne, tais como:

  1. Hereditariedade
  2. Elevação de carga hormonal (resultante da puberdade, gravidez, ciclo menstrual, ovário policístico ou menopausa)
  3. Uso de medicamentos
  4. Cosméticos
  5. Alimentação inapropriada (ricas em açúcar refinado)
  6. Estresse

A acne possuí uma classificação :

  1. Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
  2. Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).
  3. Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
  4. Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.

Para que não haja nenhum tipo de dúvida é de suma importância um diagnóstico médico, o mesmo será capaz de diagnosticar a acne avaliando sua pele. Isso envolverá a análise de seu rosto, peito e costas para os diferentes tipos de acne, tais como cravos, espinhas e nódulos. Quantos pontos de acne você tem e quão dolorosos e inflamados são, ajudará a determinar a gravidade da doença.

Existem muitos mitos e equívocos sobre acne, incluindo:

1- Acne é causada por uma dieta pobre?

Não há evidência de que a dieta desempenha um papel importante na acne. Manter uma dieta saudável e equilibrada é recomendado porque é bom para o seu coração e saúde em geral. No entanto, não vai ajudar a sua acne.

2- Acne é causada por ter a pele suja e pela falta de higiene?

A maioria das reações biológicas que desencadeiam a acne ocorrer sob a pele, e não sobre a superfície da pele. Portanto, limpar a sua pele terá pouco ou nenhum efeito sobre a acne. Obviamente, você deve se lavar todos os dias e lavar o seu rosto, no mínimo, duas vezes por dia. Não significa que quantas mais vezes a pele for lavada, menor será a quantidade de acne, isto não fará diferença, pelo contrário, poderá piorar os sintomas por irritar a sua pele.

3- Apertando cravos, espinhas e manchas é a melhor maneira de se livrar da acne?

Espremer ou apertar suas acnes podem piorar os sintomas, além de talvez deixar sua pele com cicatrizes irreversíveis.

4- A atividade sexual pode influenciar a acne?

Ter e/ou manter relações sexuais ou a masturbação frequente não afetará em nada a sua acne, nem melhorará nem piorará, isto é mito.

5- Acne é contagiosa?

Você não pode passar acne para outras pessoas, ela não é infecciosa.

Há vários tratamentos possíveis com medicações de uso local (aplicadas na pele) ou sistêmico (tomadas pela boca). Cada paciente necessita de um tratamento ou de princípios ativos específicos para seu caso, para não haver um agravamento da doença e consequentemente cicatrizes e manchas na pele.

Prescrição de medicamentos que podem ser utilizados para tratar a acne incluem:

  1. Retinóides tópicos;
  2. Antibióticos tópicos;
  3. Ácido azeláico;
  4. Manipulados;

Tratamentos tópicos (géis, cremes, loções e antibióticos):

Peróxido de benzoíla

Peróxido de benzoíla funciona de duas maneiras:
  1. Ajuda a prevenir a pele morta de ligar-se folículos pilosos;
  2. Mata as bactérias na pele que podem causar folículos cobertos de serem infectadas;

O Peróxido de benzoíla é normalmente apresentado em creme ou gel. É usado uma ou duas vezes por dia. Deve ser aplicado 20 minutos após a lavagem da pele e utilizado em todas as partes do rosto afetadas pela acne.

Ele deve ser usado com muita moderação, pois pode prejudicar a pele. Peróxido de benzoíla também faz o seu rosto ficar mais sensível à luz do sol, portanto, evite muito os raios solares e as luzes ultravioletas (UV) e não esqueça de usar protetor solar.

Peróxido de benzoíla pode ter um efeito de branqueamento, evite-o passar em seu cabelo e/ou na sua roupa.

Efeitos colaterais comuns de peróxido de benzoíla incluem:

  1. Pele seca
  2. Ardor, prurido ou sensação de queimação
  3. Vermelhidão e descamação da pele

Os efeitos secundários são geralmente ligeiros e devem passar uma vez que o tratamento tenha terminado. A maioria das pessoas precisa de seis semanas de tratamento para limpar a maior parte ou toda a acne. Você pode ser aconselhado a continuar o tratamento com menos frequência para evitar que a acne volte.

Retinoides Tópicos

Retinoides tópicos trabalham reduzindo a produção de sebo e evitando as células mortas da pele de entupirem os folículos pilosos.
Tretinoína e adapaleno são retinoides tópicos utilizados no tratamento da acne. Eles estão disponíveis em forma de gel ou creme e geralmente são aplicadas uma vez por dia antes de ir dormir.
Aplica-se em todas as partes do rosto afetado pela acne, normalmente 20 minutos após lavar o rosto. É importante usar estes medicamentos com moderação e evitar a exposição excessiva à luz solar e/ou a ultravioleta (UV).
Retinoides tópicos não são adequados para utilização durante a gravidez, pois há um risco de causar problemas ao feto. Os efeitos colaterais mais comuns de retinoides tópicos são uma ligeira irritação e ardor da pele.
Normalmente é necessário seis semanas para o tratamento, mas pode ser aconselhado à você continuar usando a medicação depois disso, com menos frequência.

Antibióticos Tópicos

Antibióticos tópicos ajudam a matar as bactérias na pele que podem infectar os folículos pilosos. Os antibióticos tópicos estão disponíveis em loção ou gel, e são aplicados uma ou duas vezes por dia. O uso pode variar de seis a oito semanas. Após isto, o tratamento é interrompido pois existe o risco das bactérias tonarem-se resistentes aos antibióticos e isso piorar sua acne e causar infecções adicionais.

Os efeitos colaterais são raros, mas podem incluir:
  1. Irritação da pele
  2. Vermelhidão e ardor na pele
  3. Descamação da pele

Ácido azeláico

Ácido azeláico é frequentemente utilizada como um tratamento alternativo para a acne, ou seja, se os efeitos secundários de peróxido de benzoíla ou retinoides tópicos são incômodos para você, esta pode ser uma sugestão de tratamento. O ácido azeláico funciona se livrando da pele morta e matando as bactérias.

Disponível em creme ou gel, é normalmente aplicado duas vezes ao dia (ou uma vez por dia se a sua pele é sensível). Esta medicação não deixa sua pele sensível a luz solar, deste modo, você não precisa evitar a exposição ao sol. Normalmente você vai precisar usar ácido azeláico por um mês antes da sua acne melhorar. Os efeitos secundários do ácido azeláico geralmente são leves e incluem:

  1. Ardor ou irritação da pele
  2. Coceira
  3. Pele seca
  4. Vermelhidão da pele

Antibióticos em Comprimidos

Antibióticos comprimidos orais (boca) são normalmente utilizados em combinação com um tratamento tópico para o tratamento de acne mais grave.
Na maioria dos casos, uma classe de antibióticos chamada tetraciclinas é prescrito, a menos que você esteja grávida ou amamentando. Mulheres grávidas ou lactantes são normalmente aconselhadas a tomar um antibiótico chamado eritromicina, que é conhecido por ser mais seguro.

Pode levar cerca de seis semanas antes de você notar melhoria na sua acne. Dependendo de quão bem você reage ao tratamento, o uso de antibióticos orais pode durar de quatro a seis meses.

Tetraciclinas podem deixar sua pele sensível a luz solar e à raios ultravioleta e, também, pode diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional durante as primeiras semanas de tratamento. Recomendamos o uso de preservativos durante o tratamento.

Terapias Hormonais

Terapias hormonais muitas vezes podem beneficiar as mulheres com acne, especialmente se o sua acne é associada com condições hormonais, como a síndrome do ovário policístico. Se você ainda não usa, o médico poderá recomendar que você comece a tomar a pílula anticoncepcional oral, mesmo que você não seja sexualmente ativa. A pílula muitas vezes pode ajudar a melhorar a acne.

Co-cyprindiol

Co-cyprindiol é um tratamento hormonal que pode ser utilizada para acnes mais severas, que não respondem aos antibióticos. Co-cyprindiol ajuda a reduzir a produção de sebo. Você provavelmente terá que usar co-cyprindiol de dois a seis meses antes de notar melhorias significativas em sua acne.
Há um pequeno risco de que as mulheres que tomam co-cyprindiol possam desenvolver câncer de mama mais tarde na vida. Por exemplo, de um grupo de 10.000 mulheres que não tomaram co-cyprindiol, seria esperado que 16 delas desenvolvessem o câncer da mama no momento em que tiverem 35 anos. Este número sobe para 17 ou 18 para as mulheres que foram tratadas com co-cyprindiol durante pelo menos cinco anos em seus primeiros vinte anos de vida.
Há também uma pequena possibilidade de co-cyprindiol causar um coágulo de sangue. O risco é estimado em cerca de 1 para cada 2.500 mulheres por ano. Não é seguro tomar co-cyprindiol se você estiver grávida ou amamentando. O ideal é fazer um teste de gravidez antes do tratamento começar.

Outros efeitos secundários de co-cyprindiol incluem:
  1. Hemorragias e manchas entre as menstruações podem ocorrer nos primeiros meses
  2. Dores de cabeça
  3. Seios doloridos
  4. Alterações de humor
  5. Perda de interesse em sexo
  6. Ganho ou perda de peso

Isotretinoína

A Isotretinoína tem alguns de efeitos benéficos:
  1. Ajuda a reduzir a produção de sebo
  2. Ajuda a prevenir que os folículos fiquem entupidos
  3. Diminui a quantidade de bactérias sobre a pele
  4. Reduz a vermelhidão e inchaço e em torno da acne

No entanto, a isotretinoína também pode causar uma grande variedade de efeitos colaterais. Portanto, só é recomendado para casos graves de acne que não responderam a outros tratamentos.
Por causa do risco de efeitos secundários, a isotretinoína só pode ser prescritos apenas pelo médico dermatologista, que é especialista em pele.
A isotretinoína é de uso oral e apresentada em comprimidos. A maioria das pessoas tomam por quatro a oito meses. Sua acne pode piorar durante os primeiros 7 a 10 dias de tratamento. No entanto, isto é normal e é causado pela medicação “empurrando” as bactérias a partir das camadas mais profundas da pele.

Efeitos colaterais comuns da isotretinoína incluem:
  1. Inflamação, ressecamento e rachaduras da pele, lábios e narinas
  2. Mudanças em seus níveis de açúcar no sangue
  3. Inflamação das pálpebras (blefarite)
  4. Inflamação e irritação dos olhos (conjuntivite)
  5. Sangue na urina
Efeitos secundários da isotretinoína mais raros incluem:
  1. Inflamação do fígado (hepatite)
  2. Inflamação do pâncreas (pancreatite)
  3. Doença renal

Por causa do risco destes efeitos secundários mais raros, pode ser recomendável que você faça exames de sangue regularmente homens e mulheres, afim de verificar a saúde do seu fígado, rins e pâncreas. Em especial a mulher é necessário estar sendo acompanhada por um Ginecologista o qual está informando a importância do uso de um ou dois métodos contraceptivos, isso um mês antes, durante e após o tratamento não ocorrendo o risco de engravidar e obter um suposto aborto devido a medicação.
Você deverá assinar um formulário confirmando que você entendeu o risco dos efeitos e o que pode vir acontecer se não levar o tratamento conforme o recomendado.

Procedimentos Estéticos:

Os tratamentos são baseados na limpeza dos poros e diminuição da oleosidade, as técnicas são escolhidas de acordo com o grau de agressão que a pele sofreu e a sua tipologia. um profissional qualificado saberá indicar o melhor tratamento estético a ser utilizado.

Dermoabrasão (Microagulhamento) Tratamento a laser ( Laser Co2, Fraxx) Subcisão

Hoje existe vários procedimentos estéticos para ajudar cada paciente/cliente de acordo com a sua necessidade, seja para corrigir uma cicatriz que resultou de um tratamento de acne ou estimulador no rejuvenescimento facial.
Somente um Médico Dermatologista pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações médicas e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar seu médico, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
A clínica Pele & Cia Centro Dermatológico conta com ótimos profissionais, Atendimento de excelência na área da saúde.

Horário de atendimento: segunda das 8:00h as 18:30h aos sábados 8:00 ao 12:00h.

Faça seu agendamento online que um de nossos atendentes entrará em contato o mais rápido possível.

Aguardamos sua visita!